Autoras:
Ana Laíse, Laíz Carvalho, Mariana Muniz, Ramona Sousa.
A
aula foi iniciada com o relato da aula anterior (03/01) pela aluna
Ana Paula, em que tivemos a apresentação das últimas equipes das
mini-aulas e a socialização do 2º momento do estágio observação
com a turma.
Após
esse momento, foi proposto que a turma elaborasse Mapas Conceituais
em equipes para o estudo dos dois textos que seriam trabalhados:
“IDENTIDADE
PROFISSIONAL” –
Autora: Marina Cavalcante e “DOCÊNCIA
E PROFISSÃO”
– Autora: Socorro Lucena. Para a construção desse Mapa
Conceitual, a professora nos explicou o que seria, qual a sua
finalidade, qual a forma de fazê-lo e quais os seus respectivos
objetivos.
O
Mapa Conceitual é uma ferramenta para organizar e representar o
conhecimento e é um recurso utilizado para apresentar graficamente
as relações significativas entre os conceitos de um determinado
assunto. O tipo de linguagem usada no mapa tem que descrever e
comunicar e é preciso que os conceitos a serem trabalhados estejam
sintetizados. Esses conceitos devem estar ordenados, hierarquizados e
conectados, possibilitando uma compreensão das pessoas sobre aquilo
que o mapa está representando e geralmente eles aparecem em caixas e
a relação de significado entre os termos é indicada por uma linha
que os une. Vimos também que podemos fazer uso de conectivos entre
as ideias para proporcionar uma compreensão maior.
Nos
slides foram passados alguns exemplos de mapas conceituais e vimos
que existem vários tipos. Para começar um mapa conceitual é
necessário que se responda: o que é, de onde vem, do que é
composto, o que fazemos com, entre outros.
Após
a explicação sobre o que é um mapa conceitual e como fazê-lo, nos
reunimos em 5 grupos para a elaboração do mesmo, fazendo uso dos
dois textos da aula. Três equipes ficaram com o texto “DOCÊNCIA E
PROFISSÃO” e as outras duas equipes com o texto “IDENTIDADE
PROFISSIONAL”. Em seguida as equipes apresentarem os seus mapas e a
professora contribui com algumas ideias e reflexões para uma melhor
elaboração do mapa e o professor Amilton também deu suas
contribuições indicando algumas leituras de livros tratando da
formação docente e leituras para um maior enriquecimento de
conhecimentos.
Foi
uma experiência boa, pois a partir do que tínhamos visto nos slides
e na explicação da professora sobre o assunto foi possível
colocarmos em prática e elaborarmos um mapa conceitual com a nossa
compreensão da leitura dos textos.
Depois
das apresentações a professora passou alguns slides sobre o texto
“IDENTIDADE PROFISSIONAL” destacando alguns pontos: o que é,
como é construída, de que é constituída essa identidade
profissional. Vimos que para compreender a identidade profissional
deve-se considerar que ela se constrói e se desloca historicamente
em uma dimensão social e pessoal que incorpora vários elementos
subjetivos.
A
identidade profissional se constitui com base na significação
social da profissão, na forma que cada professor confere à
atividade docente no seu cotidiano, envolvendo sua história de vida,
sua forma de se situar no mundo, suas representações e relações
com os outros.
A
aula foi muita significativa para nós e com certeza irá nos ajudar
futuramente para uma melhor prática pedagógica. Como o professor
Amilton foi comentando, o estudo dessas teorias, desses aspectos da
docência, da profissão vistas na Universidade são de grande
importância para nós como futuros professores, pois a partir delas
construímos um caminho de conhecimentos que nos levam a uma melhor
compreensão de mundo.
Lucky Club Casino Site - Get a VIP welcome bonus - Lucky Club
ResponderExcluirLucky Club Casino offers exciting luckyclub games, generous promotions and the chance to win BIG. With more than 4000 games and the most generous welcome bonus you'll