sábado, 7 de janeiro de 2017

Discussão 4 - Texto: Identidade: uma construção histórica

Tomando como referencia o texto "Identidade: uma construção histórica", de Maria Marina Cavalcante, responda as questões seguintes:
  • Qual(is) a(s) ideia(s) central(is) do texto?
  • Como podemos definir a palavra identidade?
  • De que forma se constitui a identidade do ser professor(a)?

20 comentários:

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  2. • Qual(is) a(s) ideia(s) central(is) do texto?
    A autora vem trazendo que o conceito de identidade não é originário da Psicologia , mas interdisciplinar. E que ele precisa da observância da relação entre o que é e o que não se é para sua compreensão. Nas suas reflexões traz também que que a identidade se afirma por oposição e contraste com o outro: eu/outro são os elementos de uma contradição – dialética e não contradição lógica-que constituem uma unidade dialética. A autora cita Berger e Luckkmann (1985) que defendem que o caráter dialético do fenômeno social encontra-se na dinâmica dos sues três momentos: exteriorização, objetivação e interiorização, sendo que as estruturas subjetivas da consciência individual derivam das estruturas da objetivação do mundo social nas suas instituições. Considera-se que a identidade profissional incorpora elementos da subjetividade, pois está envolta em valores, símbolos, interesses sociais e cenários políticos.
    A autora nos remete que existe uma dimensão pessoal e uma dimensão social na identidade, resultado que é da dialética entre o processo de auto-identificação e o processo de identificação pelos outros, estruturação que se apoia no sistema de relações sociais para situar o indivíduo na sociedade a par das relações de direitos e deveres socialmente codificados através dos papéis a serem desempenhados pelos atores sociais. Seus estudos trouxe também contribuição de Stuart Hall(2000) que afirma que há três concepções acerca de identidade: O sujeito do iluminismo que compreendia a pessoa humana como um indivíduo centrado , unificado, dotado das capacidades de razão de consciência e de ação, cujo núcleo interior aflora com o nascimento permanecendo contínuo ao longo de sua existência. O sujeito sociológico emerge da crescente complexidade do mundo moderno na qual a consciência de núcleo interior se constitui nas relações com outras pessoas que mediam - valores, sentidos e símbolos- a cultura dos locais onde habitam. E sujeito pós-moderno, aqui a identidade torna-se uma celebração móvel- formada e transformada continuamente em relação as formas pelas quais somos representados ou interpelados nos sistemas culturais que nos rodeiam.

    • Como podemos definir a palavra identidade?
    Visto que seu conceito é bastante amplo. PIMENTA (1998) nos traz sua concepção de que a identidade é algo mutável, tributário de um processo historicamente situado. Ou seja, o sujeito diante da sociedade e de suas interações está em constante mudança, que influenciam na construção de sua identidade pessoal e profissional.

    • De que forma se constitui a identidade do ser professor(a)?
    A partir de suas experiências de vida; de sua formação; dos saberes e práticas. Assim como sua interação com os pares;

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  3. Qual (is) as ideia(s) central (is) do texto
    A autora vai discorre sobre o conceito de identidade, em primeira instancia afirmar que este é um tema interdisciplinar e que depois devemos analisar a relação do que se é e o que não se é para podemos compreender.
    O homem esta em constante relação e é esse o fator para entendermos o conceito de identidade que se estabelece com os mais diversos aspectos relacionais que ele vive. A sua identidade se afirma em oposição e contradição com o outro, uma contradição dialética.
    É os autores Berger e Luckmann (1985) que vão apontar sobre o caráter dialético do fenômeno social que estabelece na dinâmica de três momentos: exteriorização, objetivação e interiorização, uma vez que as estruturas subjetivas da consciência individual derivam das estruturas da objetivação do mundo social nas suas instituições. A linguagem é o veículo da conservação da realidade no estabelecimento de uma simetria entre o mundo objetivo da sociedade e o mundo subjetivo do indivíduo. Há, portanto, uma dimensão pessoal e uma dimensão social na identidade, resultado que é da dialética entre o processo de auto-identificação e o processo de identificação pelos outros, estruturação que se apoia no sistema de relações sociais para situar o indivíduo na sociedade a par das relações de direitos e deveres socialmente codificados através dos papéis a serem desempenhados pelos atores sociais.
    A autora buscou em Stuart Hall (2000) três concepções acerca de identidade, a primeira é o sujeito do iluminismo que percebia a pessoa humana como um indivíduo centrado, unificado, dotado das capacidades de razão de consciência e de ação, cujo núcleo interior aflora com o nascimento permanecendo contínuo ao longo de sua existência. A segunda é a concepção de sujeito sociológico que surge da crescente complexidade do mundo moderno na qual a consciência de núcleo interior se constitui nas relações com outras pessoas que mediam - valores, sentidos e símbolos- a cultura dos locais onde habitam. De acordo com essa concepção que representa a visão sociológica clássica da questão, a identidade é constituída a partir das interações entre o eu e a sociedade. A terceira e última posição argumenta que as coisas estão mudando, pois as identidades asseguradas pela subjetividade em conformidade com as necessidades culturais estão entrando em colapso como uma decorrência de mudanças estruturais e institucionais. Esse processo vem produzindo o que o autor chama de sujeito pós-moderno. Aqui a identidade torna-se uma celebração móvel- formada e transformada continuamente em relação às formas pelas quais somos representados ou interpelados nos sistemas culturais que nos rodeiam.
    A autora também relata sobre a temática da subjetividade como um elemento da identidade profissional que está envolta em valores, símbolos, interesses sociais e cenários políticos.
    A ideia de subjetividade se coloca no contexto em que a noção de sujeito torna-se aceita a partir de sua participação na elaboração dos processos de conhecimento, da autoria como condição de transformações sociais, da força das representações e do simbólico nas práticas educacionais, da valorização da criatividade no processo de busca de soluções mais efetivas para a resolução de problemas coletivos.
    Como podemos definir a palavra identidade?
    De acordo com Berger (1978) a identidade é comparada através de um processo de interação com outros. Pois são os outros que o identificam de certa maneira, que pode tornar-se real para o indivíduo ao qual atribui.
    De que forma constitui a identidade do professor?
    Constitui-se em constante transformação à medida que se encontra em relação às maneiras pelas quais é representado ou indagado nos sistemas culturais que convive. Portanto, as pessoas possuem dentro de si identidades que são alteradas em diferentes direções que são definidas historicamente.

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  4. Qual(is) a(s) ideia(s) central(is) do texto?
    A autora traz que o conceito de identidade deve ser considerado como interdisciplinar, e em segunda instancia precisa-se compreender a relação entre o que se é e o que não se é para uma maior efetivação do conhecimento. Deixa claro que ao compreender a um ser em relação, o conceito de Identidade exige a concorrência de várias relações para ser apreendido com fidelidade ao ser caráter essencialmente relacional.Ressalta também que todo um universo ou conjunto de universo simbólicos representam a realidade social concreta e como abstrações são apropriados pelos indivíduos que partilham daquele mundo social. Mas, ao se particularizarem na vivência subjetiva singular, permitem ao indivíduo as suas vivências concretas naquele espaço. O indivíduo tem uma representação de si, de sua identidade, do seu eu, que se intercambia com suas vivências objetivas. Na concretude das vivências grupais, a identidade localiza o indivíduo num universo social específico, tornando-o apto às relações sociais. A seletividade quanto a altenativas de ação, a fusão do homem no mundo como parte dele, torna-se possível graças à interiorização da realidade social, sendo a linguagem e as representações sociais que permitem ao homem ser sujeito e objeto de sua própria percepção. Sua consciência de si não pode deixar de ser, portanto, social, e o processo de desalienação irá sempre requerer uma desconstrução simbólica, não podendo ser empreendida isoladamente.
    Como podemos definir a palavra identidade?
    As identidade são representações inevitavelmente impregnadas pelo confronto com o outro, pois, em si, constituem-se numa discriminação, uma das bases da aprendizagem e da elaboração de conceitos a partir da recepção de semelhança e diferenças. Segundo Bernadete GATTI (1993) ao discutir a indefinição da identidade profissional dos professores, posiciona-se dizendo que a identidade é algo construído e não dado, sendo “preciso construí-la em atos e fatos”. Tal concepção da identidade do professor é reforçada por PIMENTA (1998) que também compreende a identidade como algo mutável, tributário de um processo historicamente situado.
    De que forma se constitui a identidade do ser professor(a)?
    Uma identidade profissional se constrói a partir da significação social da profissão pelo significado que cada professor, enquanto ator e autor, confere à atividade docente no seu cotidiano, a partir de seus valores, de seu modo de situar-se no mundo, de sua história de vida, de suas representações.

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  5. Qual(is)a(s)ideia(s)central(is) do texto?
    A autora começa o texto dando o conceito de identidade que está entre aqueles aspectos da realidade humana que não podem ser compreendidos isoladamente. Com isto, faz-se necessário explicitar a concepção de homem que irá sustentar as formulações e, sem dúvida fica patente que a historicidade é fundamental para Ciampa. Para evitar erros de interpretação: a condição humana não é o mesmo que a natureza humana, e a soma total das atividades e capacidades humanas que correspondem à condição humana não constitui algo que se assemelhe à natureza humana, (...) mas a única afirmativa que poderíamos fazer quanto à sua "natureza" é que são ainda seres condicionados, produzida por ele mesmos (p. 17)
    Segundo Stuart Hall(2000) existe três concepções acerca de identidade. O sujeito do iluminismo,que compreendia a pessoa humana como um indivíduo centrado, unificado, dotado das capacidades de razão de consciência e de ação, cujo núcleo interior aflora com o nascimento permanecendo contínuo ao longo de sua existência. A segunda concepção de sujeito sociológico emerge da crescente complexidade do mundo moderno na qual a consciência de núcleo interior se constitui nas relações com outras pessoas que mediam - valores, sentidos e símbolos - a cultura dos locais onde habitam.De acordo com essa concepção que representa a visão sociológica clássica da questão, a identidade é constituída a partir das interações entre o eu e a sociedade.A terceira e última posição argumenta que as coisas estão mudando, pois as identidades asseguradas pela subjetividade em conformidade com as necessidades culturais então entrado em colapso como uma decorrência de mudanças estruturais e institucionais. Esse processo vem produzindo o que o autor chama de sujeito pós-moderno. Aqui a identidade torna-se uma celebração móvel formada e transformada continuamente em relação as formas pela quais somos representados ou interpelados nos sistemas culturais que nos rodeiam. Portanto, para o autor nessa última concepção as pessoas possuem dentro de sí identidades que são deslocadas em diferentes direções são definidas historicamente e não biologicamente.
    Como podemos definir a palavra identidade?
    É um ser em relação, a concorrência de várias relações para ser apreendido com fidelidade ao ser caráter essencialmente relacional.A identidade se afirma por oposição e contraste com o outro: eu/outro são os elementos de uma contradição - dialética e não contradição lógica que constitui uma unidade dialética.
    De que forma se constitui a identidade do ser professor(a)?
    Para a autora, a imagem de um empreendedor educacional expressa com propriedade a especificidade de seu papel, cujo foco centra-se na relação pedagógica enquanto ação formativa - intencional.

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  6. • Quais as ideias centrais do texto?
    Trazer-nos uma reflexão sobre o conceito de identidade, identidade profissional e identidade docente. E como a construção da identidade está diretamente ligada à construção da subjetividade profissional
    • Como podemos definir a palavra identidade?
    Ao longo do texto observa-se que não se pode dá uma definição fechada de identidade, pois é algo complexo e interdisciplinar. São duas dimensões a ser considerada para a construção dessa identidade, a dimensão social e a pessoal.

    • De que forma se constitui a identidade do ser professor (a)?
    A identidade do professor é algo construído e mutável com elementos identitários que constituem a profissionalidade. É necessário um olhar para o contexto da ação docente a fim de entender essa identidade que é constituída de diversidade. Para a construção da subjetividade, ou seja, o reconhecimento do “eu” docente a identidade terá um papel fundamental.

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  7. 1. A ideia central do texto gira em torno do conceito de identidade, da interdisciplinaridade deste termo. No decorrer do texto são apresentadas as visões de autores sobre a identidade do educador, em que se consiste e como surge. Daí o texto nos traz que a identidade profissional é constituída também pelo significado social que lhes é atribuído.
    A identidade profissional está baseada nos valores atribuídos e interesses sociais, ou seja, incorpora elementos da subjetividade.
    2. O conceito de identidade exige uma correlação entre diversos aspectos, na incorporação de valores e saberes à sua experiência. Também se conceitua no contraste de articulações como: indivíduo/sociedade, singularidade/pluralidade, realidade/representação da realidade, individual/grupal. De acordo com Berger e Berger (1978), a identidade se concebe na interação com o outro, pois é através da visão desse outro que se toma para si a identidade que pode vir a se tornar real para o indivíduo ao qual pertence.
    3. Com Paulo Freire cita ´´Ninguém nasce professor, nos tornamos educadores na prática e na reflexão sobre a prática``, ou seja, vivemos em uma contínua formação. A Ontologia explica a ação do ser, como nos constituímos professor. E a identidade profissional do professor se constitui a partir da significação do trabalho empenhado por cada um destes docentes, de sua experiência profissional, sua história de vida, suas representações e suas relações com outros docentes.

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  8. Qual(is) a(s) ideia(s) central(is) do texto?
    O texto traz a temática da identidade e, especificamente da identidade profissional do pedagogo. A autora trata sobre o conceito de identidade que está entre aqueles aspectos da realidade humana que não podem ser compreendidos isoladamente. Mas, que deve ser considerado como interdisciplinar e que devemos analisar a relação entre o que se é e o que não se é para podemos compreender. Explicitar a concepção de homem que irá sustentar as formulações e, sem dúvida fica patente que a historicidade é fundamental para Ciampa. Deste modo, fica claro que ao compreender a um ser em relação, o conceito de Identidade exige a concorrência de várias relações para ser apreendido com fidelidade ao ser caráter essencialmente relacional. O indivíduo tem uma representação de si, de sua identidade, do seu eu, que se intercambia com suas vivências objetivas. Contudo, a autora busca também para seus estudos em Stuart Hall(2000) a afirmação que existe três concepções acerca de identidade. O sujeito do iluminismo, que compreendia a pessoa humana como um indivíduo centrado, unificado, dotado das capacidades de razão de consciência e de ação, cujo núcleo interior aflora com o nascimento permanecendo contínuo ao longo de sua existência. A segunda concepção de sujeito sociológico emerge da crescente complexidade do mundo moderno na qual a consciência de núcleo interior se constitui nas relações com outras pessoas que mediam - valores, sentidos e símbolos - a cultura dos locais onde habitam. De acordo com essa concepção que representa a visão sociológica clássica da questão, a identidade é constituída a partir das interações entre o eu e a sociedade. A terceira e última posição argumenta que as coisas estão mudando, pois as identidades asseguradas pela subjetividade em conformidade com as necessidades culturais então entrado em colapso como uma decorrência de mudanças estruturais e institucionais. Esse processo vem produzindo o que o autor chama de sujeito pós-moderno. Aqui a identidade torna-se uma celebração móvel - formada e transformada continuamente em relação as formas pelas quais somos representados ou interpelados nos sistemas culturais que nos rodeiam. Portanto, para o autor nessa última concepção as pessoas possuem dentro de sí identidades que são deslocadas em diferentes direções são definidas historicamente e não biologicamente.
    Como podemos definir a palavra identidade?
    Identidade é uma daquelas palavras carregadas de significado. Berger (1978), nos diz que a identidade: sempre é assimilada através dum processo de interação com outros. São outros que o identificam de certa maneira, é que pode tornar-se real para o indivíduo ao qual pertence. Bernadete GATTI (1993) nos traz ao discutir a indefinição da identidade profissional dos professores, posiciona-se dizendo que a identidade é algo construído e não dado, sendo “preciso construí-la em atos e fatos”. Tal concepção da identidade do professor é reforçada por PIMENTA (1998) que também compreende a identidade como algo mutável, tributário de um processo historicamente situado.
    De que forma se constitui a identidade do ser professor(a)?
    Constitui-se através da interação entre a pessoa e suas experiências individuais e profissionais. Ou seja, uma identidade profissional se constrói a partir da significação social da profissão pelo significado que cada professor, enquanto ator e autor, confere à atividade docente no seu cotidiano, a partir de seus valores, de seu modo de situar-se no mundo, de sua história de vida, de suas representações assim como de suas relações com outros professores, nas escolas, sindicatos e outros agrupamentos.

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  9. 1) Qual a ideia central do texto?
    Compreender a identidade profissional do pedagogo, considerando que ela se constrói e se desloca historicamente em uma dimensão social e pessoal, que incorpora vários elementos da subjetividade. Para o trabalho a autora buscou em Stuart Hall três concepções acerca da identidade, entre elas : a primeira concepção o sujeito do iluminismo que o indivíduo é o centro dotado de capacidades de razão de consciência; a segunda concepção é o sujeito sociológico que caracterizam as relações de culturas, e a identidade se constrói com a relação com o outro; e a última concepção que a identidade pode ser transformada e deslocadas em diferentes direções historicamente. Cada professor apresenta uma identidade que se constrói a partir das suas inter relações sociais, seus valores, e sua história de vida.
    2) Como podemos definir a palavra identidade?
    Características subjetivas de cada ser humano, construídas nas relações sociais que podem ocorrer mudanças dependente do tempo e local que o indivíduo é inserido.
    3) De que forma se constitui a identidade do ser professor?
    Vai se constituindo com as diversas relações sociais e familiares, com os trabalhos realizados no ambiente escolar, e suas representações subjetivas carregadas de valores ao longo de sua vida

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  10. • Qual(is) a(s) ideia(s) central(is) do texto?
    A autora mostra o conceito de identidade em processos históricos cita como referencias autores :
    Hanna Arendt(1987) Que mostra a condição humana como o marco dessa configuração de de condicionamento. A identidade será um contraste com o eu /outro.
    O sociólogo Berger e Luckmann (1985)defenderá o fenômeno social em dinâmica em três momentos: exteriorização ,objetivação, e interiorização .
    Mostrar esse contexto e como se forma a identidade do pedagogo dentro desse parâmetros do eu e do social na qual está inserido .

    • Como podemos definir a palavra identidade?

    Stuart Hall(200) três concepções a cerca da identidade : 1° e 2° Concepção Representam a visão sociológica clássica da questão, a identidade é constituída a partir das interações entre o eu e a sociedade.
    3° identidade é processo transformação continuada em relação as formas pelas quais somos representados ou interpelados nos sistemas culturais que nos rodeiam.
    Ou seja a identidade será algo em constante processo de transformação.

    • De que forma se constitui a identidade do ser professor(a)?


    Bernadete GATTI(1993) É algo construído e não dado.
    De acordo com PIMENTA(1998) compreende a identidade como algo mutável, tributário de um processo historicamente situado(...) ou seja uma identidade profissional é algo construído dentro dos seus parâmetros de professor enquanto ator e autor relacionado a sua atividade no seu cotidiano.
    A identidade profissional traz elementos da subjetividade que o cerca cenário, interesses sócias. A subjetividade terá sua participação na elaboração nos processos de conhecimento. pedagogo é o profissional que atua em várias instâncias da prática educativa, direta ou indiretamente ligadas à organização e aos processos de transmissão e assimilação ativa de saberes e modos de ação, tendo em vista objetivos de formação humana definidos em sua contextualização histórica

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  11. 1. Qual a ideia central do texto?
    - O texto faz uma reflexão sobre o conceito de identidade e interdisciplinaridade do mesmo. O texto também traz as visões de alguns autores sobre a identidade do educador e da identidade profissional.

    2.Como podemos definir a palavra identidade?
    -O conceito de identidade exige uma relação entre vários aspectos, ela é construída através da relação social, local e temporal.

    3. De que forma se constitui a identidade do professor?
    - Através da sua experiencia vivida, saberes teóricos e práticos. É algo que vai se construindo com o tempo.

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  13. *Qual a idéia central do texto?
    O texto trás como idéia central o conceito de identidade, considerando-o como interdisciplinar, e havendo a necessidade de que se observe a relação entre O QUE SE É, E O QUE SE NÃO É para um melhor entendimento do mesmo. A identidade se constrói a partir de uma dimensão social, em que o individuo estará interagindo com o outro e com o meio, e isso implicará na construção do seu eu. A autora apresenta a identidade como uma construção histórica, que se desenvolve a partir das vivências. A identidade profissional está ligada a atribuição de valores, e os interesses socias, incorporando assim vários aspectos da subjetividade.

    *Como podemos definir a palavra identidade?
    De acordo com Berger e Berger (1978), a identidade se concebe na interação com o outro, pois é através da visão desse outro que se toma para si a identidade que pode vir a se tornar real para o indivíduo ao qual pertence.
    Ou seja, o individuo constrói sua identidade através do processo de interação com o meio em que está inserido.

    *De que forma se constitui a identidade do professor?
    Uma identidade profissional é constituída a partir da significação social que sua profissão tem em relação a sociedade, a partir de valores, de seu modo de situar-se no mundo, de suas vivências, do exercício da teoria.

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  14. - A autora destaca primeiramente que o conceito de identidade é interdisciplinar, que para sua compreensão devemos observar a relação O que se é e O que não se é. A identidade se afirma por oposição e contraste com o outro: eu/outro- elementos de uma contradição dialética. Logo Berger e Luckmann (1985) defendem que o caráter dialético do fenômeno social encontra-se em três momentos: exteriorização, objetivação e interiorização, e que as estruturas subjetivas da consciência individual derivam das estruturas da objetivação do mundo social nas suas instituições. Há portanto, uma dimensão pessoal e uma dimensão social na identidade.
    Podemos dizer que o indivíduo tem uma representação de si, de sua identidade, do seu eu, a partir das suas vivências objetivas, das vivências grupais, tornando-se apto às relações sociais.
    Enfim, após decorrer do texto sobre a temática identidade, a autora agora irá debater sobre a identidade profissional, onde essa identidade torna-se uma celebração móvel- formada e transformada continuamente em relação as formas pelas quais somos representados ou interpelados nos sistemas culturais que nos rodeiam. (Stuart Hall, 2000)

    - Os autores Berger e Berger (1978) trazem a identidade assimilada através dum processo de interação com os outros. Reforçando essa definição, Stuart Hall (2000) vai dizer que a identidade é constituída a partir das interações entre o eu e a sociedade.
    Bernadete GATTI (1993) posiciona-se que a identidade é algo construído e não dado sendo "preciso construí-la em atos e fatos".

    - De acordo com Pimenta (1998) a identidade do professor compreende como algo mutável, tributário de um processo histórico. Uma identidade profissional se constrói a partir da significação social da profissão; confere a atividade docente; de suas relações com os professores. É o fazer do pedagogo em seus contexto de trabalho, isso é fundamental para compreensão de seu espaço e função.

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  16. 1. A autora vem trazendo a temática da identidade e a identidade profissional do pedagogo como foco central da sua pesquisa. Ela vai afirmar que o conceito de identidade está entre aqueles aspectos da realidade humana que não podem ser compreendidos isoladamente. É um conceito interdisciplinar e para sua compreensão ele precisa da observância da relação entre “O que se é” e “O que não se é” para sua compreensão. A autora nos mostra que segundo os dizeres de Hanna Arendt (1987) o homem é um ser em relação e que o conceito de identidade é essencialmente relacional. A identidade se afirma por oposição e contraste com o outro: eu/outro são os elementos de uma contradição – dialética e não contradição lógica-que constituem uma unidade dialética. A autora também se utiliza dos estudos de Berguer e Luckmann (1985) que defendem que o caráter dialético do fenômeno social encontra-se na dinâmica de três momentos: exteriorização, objetivação e interiorização, e as estruturas subjetivas da consciência individual derivam das estruturas da objetivação do mundo social nas suas instituições. Percebemos que existe uma dimensão pessoal e uma dimensão social na identidade, resultado que é da dialética entre o processo de auto-identificação e o processo de identificação pelos outros, estruturação que se apoia no sistema de relações sociais para situar o indivíduo na sociedade a par das relações de direitos e deveres socialmente codificados através dos papéis a serem desempenhados pelos atores sociais
    A autora buscou em Stuart Hall (2000) três concepções acerca da identidade. A primeira concepção é a do “sujeito do iluminismo” que compreendia a pessoa humana como um indivíduo centrado, unificado, dotado das capacidades de razão de consciência e de ação, cujo núcleo interior aflora com o nascimento permanecendo contínuo ao longo de sua existência A segunda concepção é a do “sujeito-sociológico” que emerge da crescente complexidade do mundo moderno na qual a consciência de núcleo interior se constitui nas relações com outras pessoas que mediam - valores, sentidos e símbolos- a cultura dos locais onde habitam. Nesse momento, a identidade é constituída a partir das interações entre o eu e a sociedade. A terceira concepção é a do “sujeito pós-moderno” em que a identidade torna-se uma celebração móvel- formada e transformada continuamente em relação as formas pelas quais somos representados ou interpelados nos sistemas culturais que nos rodeiam.
    Já finalizando o texto, a autora nos apresenta algumas considerações sobre a relação identidade profissional e subjetividade. Considera-se que a identidade profissional incorpora elementos da subjetividade, pois está envolta em valores, símbolos, interesses sociais e cenários políticos, fundamentando assim a temática que se busca entender. A ideia de subjetividade se coloca no contexto em que a noção de sujeito torna-se aceita a partir de sua participação na elaboração dos processos de conhecimento, da autoria como condição de transformações sociais, da força das representações e do simbólico nas práticas educacionais, da valorização da criatividade no processo de busca de soluções mais efetivas para a resolução de problemas coletivos.

    - Como podemos definir a palavra identidade?
    A identidade é algo que você constrói, não é algo adquirido ou uma propriedade e se faz no contexto social e profissional. Berguer e Berguer (1978) afirmam que ela sempre é assimilada através de um processo de interação com outros, que ao identificam um individuo de certa maneira isso pode se tornar real para ele. Gatti (1993) vem complementado esse aspecto ao posicionar-se dizendo que a identidade é algo construído e não dado, sendo “preciso construí-la em atos e fatos”.

    - De que forma se constitui a identidade do ser professor(a)?
    A identidade profissional se constitui com base na significação social da profissão, na forma que cada professor confere à atividade docente no seu cotidiano, envolvendo sua história de vida, sua forma de se situar no mundo, suas representações e relações com os outros.






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  17. Qual(is) a(s) ideia(s) central(is) do texto?
    A autora traz vários conceitos sobre identidade mostrando se um conceito interdisciplinar. As representações dos indivíduos, do seu eu, das suas vivências apresentam características para a construção de sua identidade pessoal, profissional, social. A ideia de identidade subjetiva, também abordada e se coloca no contexto em que a noção de sujeito torna-se aceita a partir de sua participação na elaboração dos processos de conhecimento, da força de suas representações, da valorização da criatividade, das transformações sociais das práticas educacionais, na busca das soluções efetivas para resolução dos problemas coletivos.
    Como podemos definir a palavra identidade?
    Apresenta-se como um conceito amplo, mas traz a concepção de ser algo construído com o tempo e com as interações, a partir de semelhanças e diferenças que influenciam na construção do eu e do outro.
    De que forma se constitui a identidade do ser professor(a)?
    Se da através da sua formação profissional, das suas vivências, suas atividades, as interações influenciam na construção da sua identidade.

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  18. 1 O texto vem trazendo como ponto principal de sua pesquisa o tema identidade profissional do pedagogo onde vai afirmar que o conceito de identidade está entre aqueles aspectos da realidade humana que não podem ser compreendidos isoladamente.A autora buscou alguns autores e trouxe e trouxe três concepções sobre a identidade, que no decorrer da pesquisa é explicado cada uma dessas concepções. A autora também explana sobre o profissional e subjetividade.

    2 Como podemos definir a palavra identidade?
    A identidade é algo que é construído e não adquirido onde se faz no contexto social e profissional. Segundo Berger e Berger (1978), a identidade se concebe na interação com o outro, pois é através da visão desse outro que se toma para si a identidade que pode vir a se tornar real para o indivíduo ao qual pertence.

    2 De que forma se constitui a identidade do ser professor(a)?
    A identidade profissional é constituída através do significado social da profissão. O professor confere a atividade a partir de seus valores para poder situa-se no mundo, na sua historia e representações e relação com o outro.

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  19. Qual(is) a(s) ideia(s) central(is) do texto?
    O texto trás como ideia central o conceito de identidade, ao decorrer do texto são apresentadas as visões de autores sobre a identidade do educador, em que se consiste e como surge. Assim surgem as representações dos indivíduos, do seu eu, das suas vivências apresentam características para a construção de sua identidade pessoal, profissional, social. Com tudo a ideia de subjetividade se coloca no contexto em que a noção de sujeito torna-se aceita a partir de sua participação na elaboração dos processos de conhecimento, da autoria como condição de transformações sociais, da força das representações e do simbólico nas práticas educacionais, da valorização da criatividade no processo de busca de soluções mais efetivas para a resolução de problemas coletivos.

    Como podemos definir a palavra identidade?
    O conceito de identidade traz como concepção algo que deve ser construído com o tempo e com as interações com o outro, pois a partir das visões do outro podemos tomar para si a identidade que pode vir a se tornar real para o indivíduo ao qual pertence.

    De que forma se constitui a identidade do ser professor(a)?
    Constituísse a partir de sua formação profissional, das suas vivências, suas atividades, nas representações e relação com o outro.

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