sábado, 7 de janeiro de 2017

Síntese da aula 03/01/2017


Autores(as): Elaine Assunção, Ana Paula e Leonardo Araújo.


      A aula iniciou com a apresentação do relato da aula do dia 13/12/2016. Ao final da apresentação a professora e os alguns alunos expuseram seus pontos de vistas sobre as mini-aulas ocorridas na aula anterior.
      Logo após, deu-se a continuação das mini-aulas com os grupos GT5 e GT6.
O GT5 apresentou o tema: As faces dos sólidos. A mini-aula foi destinada aos alunos do 2º ano do ensino fundamental, com a utilização de figuras geométricas, de objetos do cotidiano e de música para explicação do conteúdo. O grupo em todo momento instigava os alunos à reflexão, como: alguém conhece esse objeto? Ele se parece com alguma dessas figuras geométricas?. A mini-aula foi bastante produtiva e lúdica, e os alunos participaram bastante das atividades propostas pelo grupo.
      O GT6 apresentou o tema: Alfabeto divertido. A mini-aula foi destinada aos alunos do 1º ano do ensino fundamental. Iniciou-se a aula com a apresentação da ordem alfabética, logo após deu continuidade com o jogo – Alfabeto móvel – que envolvia as letras do alfabeto e figuras correspondentes a cada letra, a relação letra-imagem e letra-som. O segundo grupo trabalhou também muito com perguntas e respostas, onde houve uma grande interação dos alunos. A aula foi bastante divertida.
      A cada término das apresentações das mini-aulas acontecia um momento de apreciação feita pelos grupos de avaliação e pelo professor Amilton. Todos os grupos da mini-aula foram bastante elogiados.
      O segundo momento da aula foi reservado para discussão das equipes de estágio sobre a observação da aula das escolas visitadas. Cada equipe destacou os pontos positivos e negativos, a série/o ano que foi feita a observação e se a escola era pública ou privada; oito equipes foram para a escola pública e duas para escola particular; e o enfoque maior foi no ensino fundamental, só uma equipe ficou na sala da educação infantil.
      Finalizamos a aula com a introdução da terceira unidade: Ser Professor. O professor Amilton que tanto contribuiu nas avaliações das mini-aulas, encerrou sua participação com a nossa turma falando um pouco da historicidade (os primeiros ‘professores’ que surgiram no nosso País), do papel do Docente em sala e como se dar essa formação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário