segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Síntese de aula 10/01/17 - Apresentação em 17/01/17

Autoras: Ana Laíse, Laíz Carvalho, Mariana Muniz, Ramona Sousa.

A aula foi iniciada com o relato da aula anterior (03/01) pela aluna Ana Paula, em que tivemos a apresentação das últimas equipes das mini-aulas e a socialização do 2º momento do estágio observação com a turma.
Após esse momento, foi proposto que a turma elaborasse Mapas Conceituais em equipes para o estudo dos dois textos que seriam trabalhados: “IDENTIDADE PROFISSIONAL” – Autora: Marina Cavalcante e “DOCÊNCIA E PROFISSÃO” – Autora: Socorro Lucena. Para a construção desse Mapa Conceitual, a professora nos explicou o que seria, qual a sua finalidade, qual a forma de fazê-lo e quais os seus respectivos objetivos.
O Mapa Conceitual é uma ferramenta para organizar e representar o conhecimento e é um recurso utilizado para apresentar graficamente as relações significativas entre os conceitos de um determinado assunto. O tipo de linguagem usada no mapa tem que descrever e comunicar e é preciso que os conceitos a serem trabalhados estejam sintetizados. Esses conceitos devem estar ordenados, hierarquizados e conectados, possibilitando uma compreensão das pessoas sobre aquilo que o mapa está representando e geralmente eles aparecem em caixas e a relação de significado entre os termos é indicada por uma linha que os une. Vimos também que podemos fazer uso de conectivos entre as ideias para proporcionar uma compreensão maior.
Nos slides foram passados alguns exemplos de mapas conceituais e vimos que existem vários tipos. Para começar um mapa conceitual é necessário que se responda: o que é, de onde vem, do que é composto, o que fazemos com, entre outros.
Após a explicação sobre o que é um mapa conceitual e como fazê-lo, nos reunimos em 5 grupos para a elaboração do mesmo, fazendo uso dos dois textos da aula. Três equipes ficaram com o texto “DOCÊNCIA E PROFISSÃO” e as outras duas equipes com o texto “IDENTIDADE PROFISSIONAL”. Em seguida as equipes apresentarem os seus mapas e a professora contribui com algumas ideias e reflexões para uma melhor elaboração do mapa e o professor Amilton também deu suas contribuições indicando algumas leituras de livros tratando da formação docente e leituras para um maior enriquecimento de conhecimentos.
Foi uma experiência boa, pois a partir do que tínhamos visto nos slides e na explicação da professora sobre o assunto foi possível colocarmos em prática e elaborarmos um mapa conceitual com a nossa compreensão da leitura dos textos.
Depois das apresentações a professora passou alguns slides sobre o texto “IDENTIDADE PROFISSIONAL” destacando alguns pontos: o que é, como é construída, de que é constituída essa identidade profissional. Vimos que para compreender a identidade profissional deve-se considerar que ela se constrói e se desloca historicamente em uma dimensão social e pessoal que incorpora vários elementos subjetivos.
A identidade profissional se constitui com base na significação social da profissão, na forma que cada professor confere à atividade docente no seu cotidiano, envolvendo sua história de vida, sua forma de se situar no mundo, suas representações e relações com os outros.

A aula foi muita significativa para nós e com certeza irá nos ajudar futuramente para uma melhor prática pedagógica. Como o professor Amilton foi comentando, o estudo dessas teorias, desses aspectos da docência, da profissão vistas na Universidade são de grande importância para nós como futuros professores, pois a partir delas construímos um caminho de conhecimentos que nos levam a uma melhor compreensão de mundo.

Um comentário:

  1. Lucky Club Casino Site - Get a VIP welcome bonus - Lucky Club
    Lucky Club Casino offers exciting luckyclub games, generous promotions and the chance to win BIG. With more than 4000 games and the most generous welcome bonus you'll

    ResponderExcluir