segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Síntese/Relatório de aula – 17/ 01/ 2017 - Apresentação dia 24/01/2017


Autoras: Ana Gabriella Guedes e Raiane Sousa


    A aula foi iniciada com a apresentação do relatório feito pela a equipe das alunas: Laíse, Laíz, Mariana e Ramona, que relataram a aula anterior. Após a leitura feita pela equipe, foi iniciada uma atividade em grupo em que foi trabalhado o assunto ‘’ Ensino com pesquisa ‘’. Cada equipe trabalhou um texto, com o objetivo de separar os pontos principais, fazer uma síntese e apresentar o que foi compreendido sobre o assunto abordado no texto para os demais.
     A atividade em grupo foi considerada como um estudo de painel, quando o estudo é compreendido a partir da concepção de outros. Cada painel (equipe) teve um panelista (um apresentador) para representar sua equipe. Seguindo esse formato, as equipes escolheram seus panelistas para apresentar o que foi estudado e discutido em grupo com direito a debate dos demais.
    Os textos trabalhados foram os seguintes: Trabalhando com projetos; Projeto de Trabalho; Experiência e Competência no Ensino: pistas de reflexões sobre a natureza do saber – ensinar na perspectiva da ergonomia do trabalho docente. Os pontos principais desses textos foram discutidos a partir da percepção de cada equipe. Foram debatidos assuntos envolvendo trabalho profissional, a importância do conhecimento em que os professores devem obter sobre trabalhar com projetos, mesmo em que a escola ou instituição onde trabalha, não ofereça recursos; Projetos de trabalho foi outro assunto abordado, os métodos utilizados, o que o aluno aprende com os projetos e o que eles proporcionam; A reflexão da compreensão do ‘’ ensinar ‘’ e o ensino com pesquisa na concepção dos autores Jacques Therrrien e Francisco Antônio Loiola.
    Após aos estudos de painel (atividade em grupo), a aula seguiu com os mesmos assuntos relacionados aos textos, mas explicado pela professora, através de slides. Nos slides foram apresentadas as definições de escola, professor e aluno. A escola trata-se de um ambiente inovador, onde os alunos e professores são gestores de conhecimentos; O professor é o investigador,
mediador crítico e protagonista do processo de aprendizagem, educação e disciplina dos seus alunos, além de produzir o seu próprio conhecimento; O aluno é o sujeito do processo que, será avaliado, podendo ser de forma contínua, processual ou participativa.
    A aula nos trouxe conhecimentos enriquecedores, com definições de grande importância para a nossa melhor compreensão sobre como funciona algumas medidas aplicadas pelo professor, do papel de cada sujeito que constrói o contexto educacional, da relevância de trabalhar com projetos, além da atividade realizada em sala, em que trabalhamos em forma de estudos de painel e tivemos a oportunidade de empenhar-se nos estudos dos textos de uma forma coletiva, concentrada e reflexiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário