quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Síntese da aula (06/12/2016) - Apresentação em 13/12/2016

Autoras:MIRELLA JOYCE, THALYTA PEREIRA E JEISA SALES


A aula se inicia com a avaliação das alunas Adrielle, Alessandra e Germana referente à aula do dia 29/11. Após o termino da apresentação, a professora promoveu uma socialização para toda turma com a seguinte pergunta: “O que a aula passada lhe ensinou?”. Em seguida deu-se inicio a síntese do primeiro texto (Ensinar, aprender, apreender e processos de ensinagem, de Léa da Graças Camargos Anastasiou), a partir de slides feito pela própria autora.
Foi abordada a distinção entre dois métodos, dialética e tradicional. O método dialético é dado em três momentos: tese, antítese e síntese, tem a finalidade de ajudar o aluno a absorver o conteúdo e produzir seu próprio conhecimento. O método tradicional é formado na lógica formal baseado no ensino laico, onde professor é detentor do saber e o aluno não tem espaço para se expressar, ou seja, o professor memoriza e passa o conhecimento para o aluno e ele não tem a chance de elaborar sua própria síntese. Também vimos que o processo de ensinagem funciona com a prática desenvolvida entre professor e aluno, num processo horizontal, possibilitando o pensar do aluno de maneira que ele consiga reelaborar as relações dos conteúdos. A ação conjunta entre professor e aluno precisa ser baseada em um processo responsável com a clareza das estratégias utilizadas. O objetivo é o desenvolvimento do raciocínio, o crescimento em atitudes de participação e reflexão. A mediação pedagógica é feita pelo professor e aluno por base de planejamento, para facilitar a ensinagem e aprendizagem, sem desconsiderar a função de cada um.
O segundo texto abordado em slides foi Avaliação Formativa e Hediadora, buscando nos falar sobre os tipos de avaliação. A avaliação da aprendizagem é um processo integrado, contínuo e motivador do ato de ensinar – aprender, com diálogo e interpretação. A avaliação conservadora tem base nos conteúdos sem conexão com a realidade, controlando a conduta comportamental, com o julgamento dos resultados despertando nos alunos a individualidade e competitividade. Já a avaliação emergente analisa, interpreta e toma a decisão sustentando a avaliação de forma respeitosa. As dimensões da avaliação se caracterizam em reflexiva, abrangente, cooperativa, científica, integral e versátil. As funções da avaliação são diagnostica, somática, formativa e mediadora.

A aula encerrou-se com a divisão dos grupos para a apresentação da mini aula e da avaliação. Concluímos que todo o conhecimento transmitido nessa aula serviu de uma de uma forma valorosa para a nossa ação docente, principalmente na discursão promovida em sala sobre os métodos: dialético e tradicional, que nos proporcionou o entendimento completo do assunto e nos apresentou uma nova metodologia de ensino que poderemos abordar em sala de aula. O ensinar é apresentar ou explicar o conteúdo numa exposição, com a máxima habilidade que despõe o professor, sendo ele fonte do saber, o portador e a garantia da verdade.

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