sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Para registar: GT's Estágio-Observação I - Pauta para observação na escola

Grupo de trabalho: Estágio-Observação I

  • Pauta para observação na escola

GT 1: Ana Karolina, Joyce Alves, Karla Cássia.
  • Localização
  • Estrutura física (quantidade de salas, banheiros, biblioteca)
  • Horário de funcionamento
  • PPP e sua função, dirigida por qual concepção
  • Público atendido
  • Acessibilidade
  • Recursos didáticos
  • Problemas enfrentados na escola e sua autonomia
  • Relação comunidade/escola
  • Matriz curriculares
  • Projetos implantados

GT 2: Elaine Assunção, Ana Paula, Leonardo Araújo.
  • Projeto Político-pedagógico
  • Identificação
  • Contexto social
  • Organização Curricular
  • Autonomia da escola
  • Quesitos de aprovação/reprovação/desistência
  • Dados Gerais
  • Histórico
  • Materiais didáticos
  • Metologia

GT 3: Viviane Fernandes, Aline Martins, Israel Andrade, Laís Leal
  • Estrutura da escola
  • Funcionamento da escola
  • Material didático
  • Problemas enfrentados
  • Localização da escola
  • Eventos ocorridos na escola

GT 4: Rávina, Laiz, Germana
  • A relação entre escola e comunidade
  • Se existem projetos para que os alunos participem no contra-turno
  • Quais os recursos didáticos existentes na escola (laboratório, datashow, biblioteca)
  • Se a escola fornece recursos para o bom desempenho do trabalho do professor
  • Estrutura da escola (acessibilidade, ventilação, iluminação, etc)
  • Identificação da escola: nome, endereço, níveis e modalidades de ensino, turno de funcionamento, dependência administrativa.
  • Contexto social
  • Como são organizadas as turmas
  • Biblioteca e organismos colegiados funcionando ativamente?
  • Como os alunos são atendidos.
GT 5: Kelvia Cristina, Lygia Monte, Michelly Silva.
  • Estrutura física da escola
  • Relação escola-comunidade
  • Métodos de ensino
  • Posicionamento da escola frente aos problemas recorrentes ao ensino
  • Projetos pedagógicos extracurriculares
  • Relação do corpo docente com os educandos
  • História da escola
  • Núcleo gestor (quantidade/formação)

GT 6: Dandara Silva, Joelma Maria, Lourenço Felipe.
    Acesso:
  • Endereço/bairro
  • Público-alvo
  • Processo de matrícula
  • Organização das turmas
    Estrutura:
  • Pátio
  • Salas
  • Cozinha (refeitório)
  • Dispensa
  • Banheiros
  • Bibioteca
  • Quadra de esportes
    PPP (Projeto Político Pedagógico
  • Autonomia da escola
  • Concepções da escolares
  • Projetos existentes na escola
  • Matriz curricular

GT 7: Ana Laíse, Mariana Muniz, Ramona Sousa
  • Estrutura e funcionamento da escola
  • Organização escolar
  • Recursos didáticos
  • Quais os problemas enfrentados
  • Onde se localiza
  • PPP
  • Eventos culturais realizados
  • Currículo pedagógico

GT 8: Jane Maria, Camila Assunção
  • Primeiramente observar a escola em seu aspecto físico estrutural, onde está inserida, o bairro, o meio social, administração escolar.
  • A sala de aula como já engloba a estrutura física e podemos levar em conta também a forma de ensino, o comportamento dos alunos que influência direto na relação professor-aluno escola/professor-aluno.
  • Observar o professor, o estímulo, a motivação não somente o investimento governamental, mas também a prática da escola para com os professores, ver a formação do professor, sua qualificação e suas dificuldades.

GT 9: Clesimar Belmino, Antônio David, Ely Pereira, Kelly Maria.
  • Dados gerais(clientela, bairro etc)
  • Tamanho
  • Instalações
  • Recursos didáticos e de apoio
  • Os problemas da escola
  • Como ela está se organizando para enfrentá-los
  • Aprovação/reprovação/evasão
  • Como é feita a recuperação
  • Como é a relação com a comunidade e familiares
  • Matriz curricular
  • Projetos que existem na escola

GT 10: Luan Barbosa, Marina Silva, Yonara Deyse
  • Quais os dados gerais da escola
  • Tamanho do espaço da escola
  • Números de professores e alunos
  • Números de sala
  • Recursos didáticos
  • Quais os problemas que a escola enfrenta e o que a escola está fazendo para enfrentá-los
  • Reprovação, aprovação, evasão
  • Relação entre comunidade-escola
  • Existem projetos feitos na escola
  • Estão sendo implantados inovações na escola

GT 11: Ana Gabriella, Glemilson Alves
  • PPP
  • Estrutura da escola
  • Público-alvo
  • Atividades de rotina
  • Horário de funcionamento
  • Materiais didáticos
  • Projetos desenvolvidos pela escola
  • Relação da escola com a comunidade
  • Como a escola incentiva a formação continuada
  • Evasão
  • Repetência
  • Incentivos da escola para a leitura
  • Corpo docente
  • Observar se tem sala de multimeios
  • Observar a biblioteca
  • Observar se a escola é inclusiva
  • Observar se tem estrutura para pessoas com deficiência

GT 12: Jeisa, Mirella, Thalyta
PPP:
  • Apresentação dos alunos na escola
  • Identificação da escola
  • Nome/ endereço/ bairro/ séries/ turnos/ administração
  • Informar situação da escola para as ações propostas
  • Histórico da escola
  • Concepção filosófico-pedagógica.
  • Objetico geral da escola
Escola:
  • Clientela/ bairro/ população/comunidade
  • Quantidade de alunos, professores, turnos
  • Locais (salas)
  • Recursos didáticos
  • Problemas escolares/ soluções desses problemas
  • Aprovação/ reprovação/ evasão
  • Recuperação
  • Comunidade/ família/ alunos/ escola.
  • Matriz curricular
  • Projetos escolares
  • Inovações na escola

GT 12: Adrielle Fernandes, Alessandra Thaís, Hallyson Dias.
  • PPP
  • Histórico da escola; localização
  • Missão
  • Estrutura física
  • Perfil do aluno atendido
  • Questão de horário, frequência, nº de alunos
  • Nº de funcionários
  • Recursos didáticos
  • Avaliação
  • Projetos
  • Currículo escolar
  • Escola (dados gerais)
  • Clientela/ comunidade/ bairro
  • Instalações
  • Nº de alunos, professores, turmas
  • Localização
  • Problemas escolares
  • Recuperação
  • Relação entre comunidade e escola
  • Inovações da escola


Nenhum comentário:

Postar um comentário