terça-feira, 13 de dezembro de 2016

Orientações para o segundo momento de estágio

1. ALGUNS ASPECTOS QUE PODEM FAVORECER AS OBSERVAÇÕES SOBRE A AULA

1. 2. Caracterização da aula (o que acontece no tempo/espaço em que ela se desenvolve).

a) Como o/a professor/a entra na sala? Como ele/a se dirige aos alunos? Como obtém silêncio? Como começa a aula?
b) Como o conteúdo é apresentado? Articula com o conhecimento anterior? Estimula a participação dos alunos? Propõe situações capazes de instigar o interesse/curiosidade dos alunos? 
c) Como desenvolve a aula? Quais estratégias de aprendizagem são usadas? Como o/a professor/a trabalha com elas? 
d) Quais inovações estão presentes na aula? Como o/a professor/a trabalha com elas? Quais dificuldades são percebidas em seu trabalho? 
e) Como o/a professor/a lida com a indisciplina? O que gerou a manifestação presenciada por você? O que o/a professor/a fez? 
f) Como o/a professor/a finaliza a aula? Faz uma síntese? Propõe algo para a próxima aula? 

OBS¹: Podem ser acrescentadas outras questões, caso o grupo de trabalho perceba pertinente.



2. ORIENTAÇÕES PARA A PRODUÇÃO DO SEGUNDO RELATÓRIO

2.1. Formato do relatório: O texto deverá ter entre 4 e 8 laudas, em WORD, Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples (1,5); contendo: a) Folha de rosto com a identificação do trabalho e dos autores (nome, curso de origem, etc);  b)Introdução; c) Descrição das aulas observadas; d) Desenvolvimento da análise com o apoio da bibliografia estudada na disciplina e com acréscimo de outras que cada grupo considerar adequada; d) Considerações finais; e) Referências biblográficas.

2. 2. Cada grupo observará situações de ensino (relação professor-aluno, currículo, planejamento de aulas, organização dos conteúdos, recursos didáticos, avaliação, disciplina/indisciplina, momentos da aula.

OBS²: Recomenda-se realizar a observação na mesma escola do primeiro momento de estágio, inclusive utilizando-se do ofício entregue anteriormente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário