1. ALGUNS
ASPECTOS QUE PODEM FAVORECER AS OBSERVAÇÕES SOBRE A AULA
1. 2. Caracterização da aula (o que acontece no tempo/espaço em que ela se desenvolve).
a) Como
o/a professor/a entra na sala? Como ele/a se dirige aos alunos? Como
obtém silêncio? Como começa a aula?
b) Como o conteúdo é
apresentado? Articula com o conhecimento anterior? Estimula a
participação dos alunos? Propõe situações capazes de instigar o
interesse/curiosidade dos alunos?
c) Como desenvolve a aula? Quais
estratégias de aprendizagem são usadas? Como o/a professor/a
trabalha com elas?
d) Quais inovações estão presentes na aula?
Como o/a professor/a trabalha com elas? Quais dificuldades são
percebidas em seu trabalho?
e) Como o/a professor/a lida com a
indisciplina? O que gerou a manifestação presenciada por você? O
que o/a professor/a fez?
f) Como o/a professor/a finaliza a aula? Faz
uma síntese? Propõe algo para a próxima aula?
OBS¹: Podem ser acrescentadas outras questões, caso o grupo de trabalho perceba pertinente.
2. ORIENTAÇÕES PARA A PRODUÇÃO DO SEGUNDO RELATÓRIO
2.1. Formato do relatório: O texto deverá ter entre 4 e 8 laudas, em WORD, Times New Roman, tamanho 12, espaçamento simples (1,5); contendo: a) Folha de rosto com a identificação do trabalho e dos autores (nome, curso de origem, etc); b)Introdução; c) Descrição das aulas observadas; d) Desenvolvimento da análise com o apoio da bibliografia estudada na disciplina e com acréscimo de outras que cada grupo considerar adequada; d) Considerações finais; e) Referências biblográficas.
2. 2. Cada grupo observará situações de ensino (relação professor-aluno, currículo, planejamento de aulas, organização dos conteúdos, recursos didáticos, avaliação, disciplina/indisciplina, momentos da aula.
OBS²: Recomenda-se realizar a observação na mesma escola do primeiro momento de estágio, inclusive utilizando-se do ofício entregue anteriormente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário