terça-feira, 19 de abril de 2016

Discussão 2 - O filme "Numa escola de Havana"

Sobre o filme, iniciaremos uma discussão aqui no blog e levaremos para sala de aula as seguintes questões e suas respectivas respostas:

  • A que, possivelmente, nos remete clique aquio cenário sócio-educacional e político apresentado no filme? 
  • Em quais aspectos podemos fazer uma associação com o contexto brasileiro?
  • Em que medida as escolhas/decisões dos personagens centrais/adjacentes puderam implicar na vida das outras pessoas envolvidas na trama?
  • Que outras questões podem ser levantadas?
A reflexão que fica para minha vida é...
(Deve continuar a proposição)



Segue o link para assistir ao filme "Numa escola de Havana": https://www.youtube.com/watch?v=Qd0t3i-AcEs

24 comentários:

  1. . No cenário sócioeducacional percebe-se que os integrantes da escola estavam preocupados nas normas e regras. Tanto os alunos como os professores deveriam segui-las. A diretora da escola estava pouco preocupada na formação humana dos alunos, o que importava era seguir as normas impostas pelas políticas da Escola e ser aprovada na inspeção.
    . O trabalho infantil é presente no filme, o menino Chala tinha que trabalhar para colocar dinheiro dentro de casa, ele morava com sua mãe, uma mulher dependente do álcool. Outro aspecto predominante é a violência tanto dentro da escola como fora.
    . Umas das decisões mais consequentes foi a da assistente social em querer afastar a professora Carmela. A assistente não concordava com as atitudes da professora que sempre buscava soluções para resolver os problemas dos alunos. Diferente da assistente a professora acreditava que eles tinham a capacidade de se tornarem boas pessoas. Outra decisão que me chamou atenção foi a da mãe de Chala, que trouxe consequências para seu filho, como ela não conseguiu continuar com a reabilitação para se curar do alcoolismo voltou para casa, e consequentemente Chala teve que ir em busca de trabalhar para conseguir dinheiro.
    . Uma outra questão que pode ser percebida no filme é a da religião. A menina Yene foi muito discriminada na escola, pelo fato dela ser palestina. Tanto a escola não queria aceitá-la como os alunos não a queria por perto. Nesse caso a escola poderia tomar outra postura, trabalhar com os alunos a questão do respeito que os alunos devem ter um com os outros.

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  2. -O cenário sócio-educacional parece ser pobre, o lugar onde os personagens residem demosntra-se carente de políticas públicas. Em relação a escola, toda ação é voltada para o cumprimento fiel de regras, e aparenta ter um elevado número de alunos. Já na questão política o filme aborda temáticas de exaltação a patria e limites geográficos, onde alguns personagens passam por problemas por serem de outras províncias.

    -No filme podemos notar que o menino Chala trabalha para por comida em casa, e ajudar a mãe, e não é qualquer trabalho, é um trabalho ilegal. (venda de animais) É importante perceber que muitas crianças brasileiras por conta da idade e da falta de instrução escolar, na maioria das vezes, estão engajados em trabalhos ilegais.

    -As atitudes da assistente social me assustou, pois parece que ela não acreditava que pessoas podem mudar, apesar do processo ser longo e sofrido. A decisão de Carmella de não desisti de Chala, foi a maior implicação da vida do menino, ela o fez repensar suas atitudes e conceitos. Outro ponto a ser citado é a dedicação de Carmella em sua sala de aula, e em transformar a forma de pensar da professora Marta.

    -Outra questão que pode ser levantada e de como se deu a vida de Chala, após o retorno de dua mãe pra casa, sem a sua cura total e passando por recídas?

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  3. A reflexão que fica para minha vida é que o professor deve conhecer o meio em que o aluno está inserido, para que suas atitudes e formas de se trabalhar em sala estejam em comum acordo com o que é necessario ao aluno. Como Carmela conhecia a vida do menino Chala, ela soube exatamente aonde intervir para que ele mudasse suas concepções e sucessivamente seu comportamento.

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  4. O filme nos traz várias reflexões. A princípio, pode-se citar a questão do cenário socioeducacional. Predominava na escola o que as autoridades ditavam, sem sequer uma tolerância para com outras opiniões, outras culturas, outras educações. E isto, trazia uma educação ditadora, com um método de ensino sintético. Além da situação de pobreza que as famílias viviam. Mas, Carmela, uma professora envolvida com as situações educacionais, sociais, estruturais e pessoais de seus alunos, em especial , Chala (um caso problemático na visão no núcleo gestor da instituição escolar, por não atender as expectativas esperadas pela escola; não é o típico "aluno bonzinho"), não se conforma com a visão que a escola tem, nem como esta trata as crianças e suas necessidades.

    Vemos nesse filme alguns aspectos semelhantes ao contexto brasileiro. O descaso em que vivem as crianças de classes populares; a existência do vício na vida de pais; a situação que muitas mães levam em criar os filhos sem um pai; o trabalho infantil; a predominância da apatia por partes de educadores, com crianças que necessitam de maiores atenções e repreensões; enfim.

    Como Chala era um menino de personalidade forte, e difícil de lidar, a professora substituta , Marta (na ausência de Carmela, por motivos de saúde), achou que uma decisão mais drástica seria a solução para o menino, junto a assistência social e a polícia municipal, chegando a conclusão que um internato seria a melhor saída para os problemas causados por Chala. Com isto, algumas outras pessoas foram envolvidas no caso. O próprio menino Chala, por não saber como reagir; a professora Carmela, por defender seu ponto de vista diante da situação, protegendo o aluno de uma maior marginalização que um internato poderia propiciar, gerando a especulações de uma possível aposentaria "forçada"; a professora Marta , por ter que rever seus conceitos a respeito do caso e prosseguir com o legado que Carmela deixaria; e o possível pai de Chala, por ter que assumir uma outra posição diante das influências que trazia ao menino, quando a mãe tomou a decisão de que precisaria ser internada em uma clínica de reabilitação.

    Podemos refletir a respeito das variadas questões sociais, políticas e educacionais que o filme nos traz. Escolhi uma, em especial: "Qual o papel do professor na vida do aluno? Apenas um reprodutor de conhecimentos, focado nos limites da sua profissão, ou este pode extrapolar a fronteira 'professor-aluno'? O que seria mais considerável na sociedade atual?".

    A reflexão que fica para minha vida é a tolerância com a diversidade que cada um tem, o respeito pelas diferenças. E que tudo fui de uma melhor maneira quando procuramos entender o problema do próximo, suas limitações, antes de julgar e/ou tomar alguma atitude.

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  5. O filme 'Numa escola em Havana' retrata bem, educadores que têm diferentes visões sobre o que é seu ofício, aborda a 'função' do professor e questiona o regime cubano. É um filme chocante pois infelizmente mostra a realidade enfrentado por muitos países. A reflexão que fica para minha vida é que precisamos nos conscientizar sobre o meio social e afetivo em que os alunos estão inseridos, pois assim o educador vai poder trabalhar e interagir com os alunos, pois a partir do momento que eu passo a conhecer a realidade vivenciada pelo o outro eu tenho uma liberdade maior para poder me socializar e trabalhar em cima de sua realidade social. Temos que ter coragem para tomar posições quando não estivermos em comum acordo com a direção da escola, como a professora Carmela fez. Pois como a mesma deixou bem claro, que na sala de aula é ela quem vai lidar com os alunos então precisamos procurar o que for melhores para eles.

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  6. - O cenário é e violência por todos os cantos e Chala vive nesse cenário enquanto Carmela tenta ajuda-lo, mas muitas mudanças ocorrem com a nova professora substituta. As críticas no Filme ultrapassam o cenário educacional, são mostrados os problemas das ruas, os problemas sociais de Cuba, especificamente em Havana.
    - A pobreza que desestrutura a sociedade, a relação entre o professor e aluno e como pode dar oportunidades para mudar a vida de muitos alunos, a violência dentro e fora da escola, o trabalho infantil.
    - A decisão de Carmela em dar oportunidades a Chala e acreditar que ele possa mudar seu comportamento. Quando a assistente social cogita a aposentadoria de Carmela. Algumas atitudes de Chala que faz com que considerem um garoto delinquente. A dedicação de Carmela a sua sala e como ela influenciou Marta em seu modo de pensar a partir de todos os acontecimentos
    -Comparação entre as duas professoras e porque defendem pontos de vistas diferentes? Reflexão sobre o papel do professor na vida do aluno?
    - como reflexão fica, pensar sobre o papel dos professores e alunos em situações de riscos, sobre as relações humanas, os conflitos e como isso atinge na sala de aula.

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  7. *O cenário sócio-educacional deixa claro que a historia se passa em um lugar pobre e sem politicas publicas que se preocupassem com a formação humana dos indivíduos que ali moram.

    *A dificuldade sócio-econômica, em que obriga crianças a trabalharem, a falta de esperança de alguns dos professores mediante as dificuldades, e outro é o núcleo familiar, como a mãe de Chala, existe muitas mulheres no Brasil passando pela mesma situação que ela.

    *A decisão de Carmela foi a que mais me chamou atenção, porque ela sabia o que estava em risco, porém lutou com toda a garra que tinha para modificar a vida de seus alunos e os tornarem pessoas dignas, Ela não mediu esforços para defender os seus alunos.

    *uma outra questão é por quê em vez dos professores serem mais como Carmela, eles estão cada vez mais desmotivados se convencendo que uma criança não tem salvação e desistindo dela, em vez de lutar por ela como a Carmela fez?

    o filme mostra a determinação e força de uma professora que mediante as diversas dificuldades econômicas, que não são poucas, ela não desiste de seus alunos, por mais difíceis e problemáticos que sejam, ela não se acomoda em apenas acompanha-los dentro da sala de aula e vai atras pra saber qual a real dimensão dos problemas de seus alunos. Para ela todos tem recuperação, até porque são apenas crianças, como pode dizer que uma criança não tem recuperação! Carmela é um exemplo que devemos seguir.

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  8. * O cenário do filme é de muita pobreza e descaso por parte dos próprios pais com os seus filhos, como por parte do governo pela a ausência de politicas publicas direcionadas para o cuidado e o acompanhamento escolar.
    * A pobreza,o descaso com a educação dos filhos e a desmotivação de alguns professores relatam bem o cenário brasileiro,pois assim como Chala existe muitas outras crianças que tem pais dependentes químicos e que tem que sustentar o seu próprio lar,o que acaba afetando o seu rendimento escolar.
    *A escolha da professora Marta em não procurar dialogar ou tentar enxergar as dificuldades dos seus alunos de maneira a solucionar juntos,fez com que o processo de ensino e aprendizagem fosse de maneira superficial sem constituições de relações pessoais.
    *Outra questão é que muitos professores vão para a sala de aula apenas para passar o conteúdo,sem nenhuma preocupação com o aspecto social ou emocional que seu aluno estar passando,pois acham que sua função é apenas passar conteúdos,não que isso seja errado, mais que não se resume a isso,pois estamos lidando com seres humanos e tem sim seus problemas, e que muitas vezes acaba afetando o seu processo de ensino e aprendizagem,por isso acho a professora Carmela um exemplo a ser seguido pois ela se preocupou e cuidou dos seus alunos muito alem do seu papel como professora.
    *A reflexão que obtive do filme foi que o quanto é importante o papel que irei desempenhar na escola como futura docente e que isso vai refletir na vida dos meus alunos,e que assim como Carmela posso fazer a diferença na vida deles,acreditando e confiando que eles podem sim mudar e ser diferente do meio em que vive e que não é o meio que o definem e sim eles próprios.

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  10. *O filme nos apresenta uma sociedade que alcançou importantes conquistas, mas, que vivem carências e injustiças. O cenário nos remete a uma crise, que perpassa todos os níveis sociais, econômicos e políticos e que vem acumulando, ao longo de muito tempo. Apesar dos recursos limitados, a educação em Cuba continua a ser gratuito em todos os níveis.

    *Podemos perceber, que os professores no Brasil também lidam todos os dias com casos semelhantes ao de Chala. Um menino pobre de 11 anos, que precisa se virar sozinho porque a mãe, não consegue manter a casa, muito menos cuidar do filho, por ser dependente de drogas. E que, para conseguir algum dinheiro treina cães, ajudado indiretamente por um homem que pode ser ou não seu pai biológico. Deste modo, Chala vive em meio a pobreza e a violência, e essas dificuldades refletem no seu dia a dia na escola, pois todos o tratam como um delinquente, até sua mãe. A exceção é sua professora, Carmela.

    *No filme a professora Carmela é uma figura encantadora e sábia, pois ela não é o típico professor que sabe tudo e sempre tem razão. Ela se envolve com as situações educacionais, e mantem uma postura de cuidado com seus alunos e isso não agrada alguns profissionais de educação e de assistência social que consideram indevidas as suas interferências na vida privada dos alunos, e sua desobediência a algumas normas do sistema educacional cubano. Por não compreenderem, as atitudes da professora Carmela de sempre buscar soluções para resolver os problemas dos alunos, preferem aposentar a professora e isso foi umas das decisões mais consequentes.

    *As questões que podem ser levantada no filme é a liberdade religiosa e de expressão das pessoas que é ignorada, e a segunda, o deslocamento que é a realidade dos cubanos que migram para a capital por razões variadas, inclusive para buscar trabalho. Percebe-se que no ambiente da escola, degradado fisicamente, do mesmo modo as residências dos personagens, as relações humanas também se veem prejudicadas por regras como a que proíbe a presença de um santinho católico no mural da sala de aula ou a que estabelece que alunos de outras províncias não podem ser matriculados em Havana.

    *A reflexão que fica para minha vida é que o professor precisa procurar conhecer, compreender a realidade do seu aluno e dá sua família. Pois, nenhum aluno é igual ao outro, alguns precisam de mais atenção, precisam de alguém que acreditem neles apesar de tudo. §Mas, são poucos os profissionais da educação que acreditam no que estão fazendo e nem todos tem esse suporte ou força emocional dá personagem Carmela.


    Ely Pereira Diniz

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  11. *O cenário que o filme nos apresenta é de uma sociedade cubana com um olhar crítico aos problemas sociopolíticos que implicaram na escola.
    *A pobreza é um grande fator que acaba anulando uma criança à educação. O contexto brasileiro ainda presencia muito essa questão. Por não terem uma assistência familiar acabam abandonando a escola e com isso se envolvem com a criminalidade em sua maioria e sem apoio social.
    *Podemos perceber quando se é um bom educador acaba sendo exemplo para os seus educandos. Quando temos paixão por aquilo que fazemos não devemos desistir diante as dificuldades impostas. E isso é o que Carmela nos mostra: por pior que seja a situação quando acreditamos nas outras pessoas elas passam a acreditar em si próprias.
    *A reflexão que fica para a minha vida é que eu posso fazer a diferença se acreditar que tudo é possível. O sistema quer que desacreditemos das crianças, que a educação deva ser formadora de “futuros trabalhadores”, mas devemos lutar contra isso quanto educadores. Devemos apresentar as crianças um leque de possibilidades e questionamentos para uma construção crítica social. Com isso, entendo que somos os principais agentes dessa mudança. Quando a família não acredita em suas crianças, devemos estar à disposição para mudar esse quadro que é tão presente nas famílias menos favorecidas economicamente.

    Kelly Maria Pereira Alexandre

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  13. * o cenário sócio-educacional e político é apresentado em toda a trama tratada no filme. Uma escola de bairro, que apesar de precária contem regras e padrões bastantes rígidos a serem seguidos, em uma cidade de grande pobreza, com uma politica bastante ríspida de princípios. Princípios esses de que se a criança não seguir o "certo" padrão de comportamento seu "castigo" é ir pra um internato.
    * a influência da condição social é muito explicita no filme todo. Entre alguns aspectos sobre a vida de Charla destaco sobre ele ter meios, muitos incomuns para mim, de criar animais para brigarem ou até vender como forma de ganhar dinheiro. Até nas brincadeiras com os amigos ele aposta bens matérias entroca de ganhar algo. O descaso da relação professor/aluno predominar na maioria dos profissionais da escola.
    * o vício da mãe de Charla afeta muito no desenvolvimento da criança; a decisão de Carmela em ajudar Yeni, cuja o pai não tem emprego e casa fixa fugindo assim da fiscalização; a influência de Ignácio sobre Charla na criação e luta de cães.
    * gostaria de levantar a questão da religião. A pressão que Yene passa no filme é muito desgostosa no meu ver. Pelo fato dela ser palestina, ir a igreja e colocar a imagem de um santo no mural da escola ela passa a ser discriminada não somente pelos colegas de sala, mas também pela instituição escolar.
    ** A reflexão que fica para minha vida é a importância da relação professor/aluno não somente dentro da escola, mas também em saber como é o seu comportamento fora do ambiente escolar, saber e tentar ajudar meus alunos, tentar capacita-los pro mundo a fora.

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  15. - O cenário socioeducacional é caracterizado pela a prioridade que os funcionários davam às rigorosas regras e normas da escola, deixando para trás uma importante questão, no caso, o valor à formação GERAL dos alunos. - As semelhanças que o filme traz em relação ao Brasil, são problemas comuns, existentes na maioria dos países, problemas econômicos, famílias desestruturadas, vícios, crianças trabalhando para sustentar a família (trabalho infantil), praticas ilegais (rinhas) e o descaso com o valor da educação. - A resistente opinião da professora Carmela diante do caso do menino Chala e outros assuntos, mesmo com muitas opiniões contrárias, a professora seguiu lutando a favor do melhor para os seus alunos. - A dedicação da professora pela a sua profissão e pelos principais envolvidos (alunos), a preocupação que ela tinha em relação aos problemas externos de cada um, foi um dos pontos que me chamaram a atenção. A maturidade do menino Chala também me chamou a atenção, a forma como ele agia diante dos problemas, de como ele se expressava e o cuidado que tinha com a mãe.

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  16. O cenário do filme nos remete aos problemas sociais enfrentados pelas famílias das classes populares e a todos os conflitos sociais causados pelo abandono das autoridades.
    A atitude da professora Carmela quando não quis se livrar do garoto problema e assumiu a responsabilidade pelo futuro do aluno. Aquela atitude interferiu no futuro daquelas crianças.

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  17. Gostaria de carregar comigo, a astucia e a audácia de Carmela. Poder ter comigo uma visão ampliada sobre quem são meus alunos, quais as dificuldades, não apenas as direcionadas à aprendizagem, mas também a vida do aluno em si.

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  18. O filme mostra o grande contraste politico-social onde a escola se confirma verdadeiramente um aparelho ideológico do Estado e as realidades de seus alunos são desconsiredaras e os professores ainda são impedidos ou criticados por tentar realizar um trabalho humanizado.

    - Comparando ao cenário brasileiro, podemos observar muitas semelhanças referente ao contexto de desiguadades sociais pertinentes em nossa sociedade e a relação professor-aluno e o desafio de buscar uma educação transformadora.
    - Ao longo do filme existem varias atitudes dos professores e gestores da escola que interferem diretamente na vida das crianças, mas uma é especial, Carmelha, uma professora exemplar com uma grande experiência docente que faz o possível para que seus alunos tenham oportunidade de modificar suas vidas.
    Infelizmente também observamos o quanto a luta de Carmelha é difícil e árduo perante aos que seguem apenas leis e esquecem do humano.

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  19. O filme se passa no subúrbio. É possível ver que a cidade não tem muitas políticas públicas, e que o local onde o personagem Chala mora com sua mãe é simples e modesto. A cidade se assemelha é muitos aspectos com cidades brasileiras como a precarização de emprego, segurança, saúde, alimentação entre outros. Chala vive muitos conflitos com sua mãe, esta dependente química e que negligencia o filho em várias situações, porém seu amor de mãe ainda permanece. Outro conflito vivido é com seus colegas. O mais de todos os seus conflitos é sua indisciplinaridade na escola. E a professora Carmela é a única que procura disciplinar de forma humanizadora Chala, mesmo passando por todos e principalmente pelo Sistema. Muitas vezes criticada, não muda sua forma de agir e ser.
    O filme que fica para minha vida é de que somos todos humanos e precisamos ser mais tolerantes e pacientes com o próximo. E que não é fácil mudar a si e nem ao outro. Que é um longo processo de aprendizado.

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  20. - O cenário sócio educacional trata-se de algo conservador e fechado para a criticidade. Nota-se que Chala, por viver em um meio social que o sujeita a práticas inadequadas de sobrevivência, incomoda a Escola, pois a mesma não se faz preparada para lidar com as especificidades de cada aluno. A professora Carmela é a única que parece envolvida e disposta a encarar a realidade de Chala e todos os outros e, além disso, procurar mudanças.

    - O contexto brasileiro em que estão inseridas a maioria das crianças é de violência, falta de um acompanhamento adequado por parte dos pais e também de uma sociedade que não os ampara devidamente. A grande maioria das crianças brasileiras lidam com problemas parecidos com o de Chala dentro de suas casas.

    - Creio que a precipitação e a vontade de ´´se livrar do problema``, fez com que a escola e a assistente social tomassem uma atitude drástica de levar Chala para o internato, sem levar em conta o indivíduo, mas meramente suas atitudes. Além disso, por defender a causa do menino e crer que esta decisão não resolveria os problemas daquela criança, a professora Carmela ainda corre o risco de ser aposentada contra a sua vontade, pois o papel de agente ativo e transformador na vida dos alunos parecia não ser o perfil ideal de professor que vigorava naquele lugar.

    - Depois de assistir ao filme algumas questões intrigam como: ´´ Se não pudermos ser e ensinar os nossos alunos a serem pensantes e transformadores dentro da cultura em que estamos inseridos, o que resta ao professor? `` e ´´ Será que para sermos professores precisamos ignorar a vida dos nossos alunos fora da escola ou isso só virá a somar? ``.

    - A reflexão que ficará comigo são as palavras da professora Carmela quando ela se dirige a assistente social e afirma que o professor precisa saber o que se passa com os seus alunos na rua, se não nada compreendeu.

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  21. 1. O cenário socio-educacional remete a precariedade, devido ao local em que as crianças e suas famílias vivem, em meio a animais e falta de saneamento básico. A escola funciona em um imóvel antigo e depredado, a sala de aula é pequena e os recursos utilizados pela professora Carmela são antigos e escassos, deixando a desejar na qualidade de ensino que será transmitido aos alunos. O cenário político segue do mesmo modo que o cenário socio-educacional, na mesma precariedade.

    2. É possível associar o cenário do filme com as escolas públicas brasileiras, por apresentarem os mesmos descasos e falta de assistência do poder público. Os aspectos que são comuns nos dois cenários são: falta de infraestrutura, falta de apoio social, falta de recursos didáticos, dentre outros. Uma cena recorrente no filme que é presente em nosso país remete as crianças que precisam ajudar no sustento de sua família, que no filme foi retratado pelo garoto Chala, em que ele precisa conseguir dinheiro para ajudar sua mãe que é dependente química.

    3. A personagem Carmela, que é a professora tem influência direta no destino do garoto Chala, devido ao seu comportamento e descaso familiar ele corre o risco de ser enviado para um internato. Carmela faz o possível para que Chala não tenha esse fim, ela tenta ajudar seu aluno de todas as formas possível, chagando a interferir em sua família.

    4. O filme levanta outras questões como a religião no ambiente escolar, o ingresso de imigrantes na escola, dependência química, paternidade (em relação ao personagem principal, Chala. Ele questiona se Ignácio é seu pai). Contudo, o filme relata diversos aspectos que são recorrentes atualmente.

    5. Carmela é uma professora, educadora, amiga, mãe, defensora, etc de seus educandos. Ela faz de tudo pelo bem estar deles, mesmo que tenha que enfrentar policiais e a própria gestão da escola em que trabalha. Dessa forma, ela é um exemplo a ser seguido.

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  22. * O cenário socio-educacional remete a pobreza local. O ensino é precário em virtude dos matériais utilizados seres antiquados, além do próprio local onde funciona a escola funciona ser um lugar totalmente desestruturado. Um local rígido e cheio de regras.

    * A falta de assistência política, imóveis antigos e sem infraestrutura, falta de recursos para a utilização em sala de aula sãos alguns aspectos que se associam com o contexto escolar brasileiro.

    * Por não ter um bom comportamento, visto que não tem uma família estruturada, Chala poderá ser mandado para o internato, diante disso a personagem principal professora Carmela, não medira esforços e fará o possível para que o garoto não tenha esse destino.
    * Existem várias questões que são levantadas no decorrer do filme como: paternidade, religião, drogas, imigração entre outras.

    * Que devemos seguir o exemplo de Carmela é uma professora que conhece o contexto escolar do aluno, podendo então interferir se necessário em sua vida para ajuda-lo da melhor maneira possível.

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  23. * O cenário socio-educacional remete a pobreza local. O ensino é precário em virtude dos matériais utilizados seres antiquados, além do próprio local onde funciona a escola funciona ser um lugar totalmente desestruturado. Um local rígido e cheio de regras.

    * A falta de assistência política, imóveis antigos e sem infraestrutura, falta de recursos para a utilização em sala de aula sãos alguns aspectos que se associam com o contexto escolar brasileiro.

    * Por não ter um bom comportamento, visto que não tem uma família estruturada, Chala poderá ser mandado para o internato, diante disso a personagem principal professora Carmela, não medira esforços e fará o possível para que o garoto não tenha esse destino.
    * Existem várias questões que são levantadas no decorrer do filme como: paternidade, religião, drogas, imigração entre outras.

    * Que devemos seguir o exemplo de Carmela é uma professora que conhece o contexto escolar do aluno, podendo então interferir se necessário em sua vida para ajuda-lo da melhor maneira possível.

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