quarta-feira, 13 de abril de 2016

Discussão 1

Fonte: http://buenobrandao.mg.gov.br/novosite/educacao/

Olá turma, estou abrindo a nossa primeira discussão no blog. Convido a todas/os a participarem!

Texto:  O PROTAGONISMO DA DIDÁTICA NOS CURSOS DE  LICENCIATURA: A DIDÁTICA COMO CAMPO DISCIPLINAR.
Autora: Selma Garrido Pimenta

  • Segundo a autora do texto, educação é uma atividade exclusiva do humano e ocorre entre os seres humanos com dupla e simultânea finalidade. Quais são suas finalidades?
  • O texto de Selma Pimenta nos possibilita perceber que não é possível separar teoria da prática partindo do plano da subjetividade do sujeito (professora/o), pois o conhecimento pessoal e a ação estão sempre dialogando. Como a Didática, enquanto área da Pedagogia, pode mediar essa ação dialógica entre teoria e prática?
  • Diante dos limites e desafios no campo educacional, conforme disposto no texto, é concebível o professor apresentar uma neutralidade no ensino?

OBS: O texto em questão encontra-se disponível na Central de Cópias com Carlos.




16 comentários:

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  2. *No que diz respeito a essa dupla finalidade mencionada, entende-se que o ser humano está inserido em uma sociedade existente e no seu momento de interação com o outro constrói-se uma indentidade, sua subjetividade ao que está em sua volta.
    *A relação teoria e prática pode ser interpretada como um diálogo do conhecimento pessoal com a prática. Os saberes teóricos se articulam com os saberes práticos. Assim, a Didática vem para contribuir para que o ensino, resulte nas aprendizagens necessárias à formação dos sujeitos, em relação, equipados para se inserirem criticamente na sociedade, com vistas a transformar as condições que geram a des-humanização.
    *O docente não pode ser manter neutro diante dos desafios que a educação enfrenta. Deve-se se situar nos contextos institucionais e culturais nos quais estão histórica e geograficamente situadas. E começar a questionar. Deve-se promover um processo de ruptura das representações de que os estudantes são portadores.

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  4. -Esta dupla e simlutânea finalidade está ligada, de que ao mesmo tempo que insere os novos humanos na sociedade humana já existente, a educação também os constroi em sua subjetividade. Ou seja, o ser humano precisa conhecer criticamente a sua realidade, e juntamente com ela se reconstruir.

    -A didática enquanto disciplina nos cursos de formação de professores se coloca como possibilidade de contribuir para que o ensino resulte nas aprendizagens necessárias à formação do sujeito, e para que isso aconteça deve haver uma articulação (diálogo) entre os saberes teóricos e práticos, possibilitando a sua re-significação.

    -A partir o momento em que o docente está situado históricamente, e conhece culturas e o contexto em que elas foram formadas, ele não deve se permanecer neutro diante dos desafios encontradas em sala de aula. Na verdade ele deve provocar rupturas em pré-conceitos trazidos por estudantes, através da indagação e estimulação sobre seu campo de estudo.

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  5. * O texto esclarece que ao mesmo tempo em que insere os seres humanos na sociedade humana existente, a educação constrói-os em suas subjetividades fazendo-os compreenderem quem são e em que realidade estão inseridos.

    * A Didática como campo da Pedagogia vai possibilitar o diálogo entre a teoria e a prática na ação pedagógica do professor. O papel da teoria é oferecer aos professores perspectivas de análise para compreenderem a realidade em que estão inseridos (em seus contextos históricos, sociais, culturais, organizacionais) e ainda o conhecimento de si mesmo como profissionais da educação, sua atividade docente para intervir e transformar essa realidade propando novas mudanças.

    * O professor não pode apresentar uma neutralidade no ensino diante dos limites e desafios no campo educacional. Ele precisa ter uma postura crítica diante da realidade e começar a trazer questionamentos a serem pensados. Além disso, é preciso que haja rupturas nos pré-conceitos que os estudantes trazem para que seja possível desenvolverem uma consciência crítica.

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  6. 1. Quando os novos seres humanos são inseridos na sociedade, eles os constrói sua própria subjetividade. É a partir dessa relação com o outro em determinado tempo e espaço que o homem vai se construindo.

    2. Segundo Pimenta a teoria possibilita os professores compreenderem os contextos históricos, sociais, culturais, organizacionais e de si mesmo como profissional. E a partir das teorias em uma perspectiva crítica, dota os sujeitos de pontos de vista variados para uma ação contextualizada.

    3. Creio eu que não, o professor precisa ter a consciência que ele faz parte do processo de formação do sujeito. Antes de tudo o professor deve ter a intencionalidade formativa, planejar suas práticas pedagógicas. Por mais que as condições no campo educacional sejam precárias o professor pode contribuir para uma educação de qualidade a partir das suas práticas docentes. Mas para isso ele precisa rever seus conceitos, atos, e refletir diante do contexto social em que os alunos estão inseridos.

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  7. *A educação tem como finalidade, fazer a inclusão dos novos seres humanos na sociedade atual, e serve como base/modelo para que ele construa a sua subjetividade.

    *A didática o faz trazendo as contribuições teóricas que lhe são próprias para analise, a compreensão, a interpretação do ensino situado em contextos, num processo de pesquisa da realidade, com vistas a apontar possibilidades de superação.

    *Não. Um professor não pode se manter neutro diante dos desafios que a educação enfrenta, ele é um dos responsáveis pela formação critica de seus alunos, os professores são sempre influenciadores na vida dos alunos.

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  8. 1- Ao mesmo tempo em que insere-se os novos humanos na sociedade humana existente, eles passam a construir sua própria subjetividade.

    2- De acordo com a autora a pedagogia investiga a natureza do fenômeno educativo, os conteúdos e os métodos da educação, os procedimentos investigativos. Com isso podemos incorporar a possibilidade de vincular-se ideologicamente á realidade educacional construindo-se como saber engajado, numa abordagem crítico-emancipatória,realçando-se a práxis educativa como objeto da pedagogia num movimento que integra intencionalidade e prática docente; formação e emancipação do sujeito das práxis. Assim permitindo-se vislumbrar a construção de pontes articuladoras entre as teorias educacionais e as práticas educativas.

    3- O educador não pode-se mostrar neutro diante do ensino, pois as discussões em salas de aulas são movidas a diálogos, caso o educador ponha-se neutro a aula só giraria em torno do que os livos trazem, sem intervenções, sem complementos e principalmente, sem a análise crítica sobre o que se está estudando. Sendo assim o papel do educador é medir os diálogos, para que haja um conhecimento reciproco entre o educador e o educando.

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  9. 1- Ao mesmo tempo em que insere-se os novos humanos na sociedade humana existente, eles passam a construir sua própria subjetividade.

    2- De acordo com a autora a pedagogia investiga a natureza do fenômeno educativo, os conteúdos e os métodos da educação, os procedimentos investigativos. Com isso podemos incorporar a possibilidade de vincular-se ideologicamente á realidade educacional construindo-se como saber engajado, numa abordagem crítico-emancipatória,realçando-se a práxis educativa como objeto da pedagogia num movimento que integra intencionalidade e prática docente; formação e emancipação do sujeito das práxis. Assim permitindo-se vislumbrar a construção de pontes articuladoras entre as teorias educacionais e as práticas educativas.

    3- O educador não pode-se mostrar neutro diante do ensino, pois as discussões em salas de aulas são movidas a diálogos, caso o educador ponha-se neutro a aula só giraria em torno do que os livos trazem, sem intervenções, sem complementos e principalmente, sem a análise crítica sobre o que se está estudando. Sendo assim o papel do educador é medir os diálogos, para que haja um conhecimento reciproco entre o educador e o educando.

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  10. -As finalidades da educação segundo Selma é [...] ao mesmo tempo que insere os novos humanos na sociedade humana existente, constrói-os em sua subjetividade'' (pag.82), ou seja a educação deve ser um meio para a emancipação humana, social e política.

    - Selma destaca no texto que é necessário compreender ''o ensino, objeto da didática, como fenômeno complexo, que se realiza na práxis social entre os sujeitos- professores e alunos, mediados pelas condições objetivas-situados em contextos (institucionais, culturais, espaciais, temporais, sociais...), e que, por isso é modificado e modifica os sujeitos envolvidos nesse processo''( pag.89). Com isso percebemos que é necessário que para a didática atuar como mediadora da teoria e da prática deve considerar a realidade da instituição, dos alunos e dos professores.
    Cosidero que não tem como os professores serem "neutros", ao longo do texto a autora expõe a relação triangular Professor-Aluno- Conhecimento e com isso se dá verdadeira "relação do saber"

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  12. 1. Ao mesmo tempo em que a educação trata de inserir as pessoas ao meio (sociedade), ela se encarrega de formá-los para a subjetividade, ou seja, para que sejam seres formadores de opinião. A autora cita que o que se pretende é um sujeito da transformação.

    2. O objeto da didática é a viabilização e a organização da atividade de aprendizagem, justamente, para o processo de formação que caracteriza a educação. Enquanto, a Pedagogia é a teoria e a prática, a Didática trata do ensino. Esse ensino é o seu objeto de investigação e se consiste em estabelecer nexo para os contextos sociais nas quais se realiza, que são: nas aulas, nas escolas, nas culturas, nas sociedades, e em todas as situações de ensino.

    3. O professor não deve manter a neutralidade, principalmente, para verdadeiramente assumir a mediação crítica e reflexiva que necessita realizar nos alunos. Para isso, o professor deverá ter ciência da situação histórico-social do meio em que está inserido, para formular de maneira coerente sua prática de ensino em sala de aula e, até mesmo, fora dela.

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  13. -A educação ocorre entre os seres humanos, ao mesmo em que insere os novos humanos na sociedade humana existente constrói-nos em sua subjetividade, ou seja, permiti-los que conheçam criticamente as condições concretas de sua realidade, aprimorar-se dos instrumentos que lhe permitam para que sejam sujeitos de transformação.

    -A didática busca compreender o ensino em função, suas funções sociais, suas implicações mais amplas; realizar ação auto-reflexiva como componente do fenômeno que estuda, assim a didática ajuda a criar respostas novas assumindo ao mesmo tempo um caráter explicativo, compreensivo e projetivo, sobre a natureza do ensino, seus problemas e suas causas, suas consequencias, suas possibilidades e seus limites na construção do humano.

    -Não. O ensino de qualidade será aquele que resulte em qualidade formativa. Ensinar é organizar intencionalmente as condições para sua realização de modo que desenvolva o exercício da crítica para a transformação das condições sociais vigentes, com vistas a superar as desigualdades e gerar a emancipação social e humana.

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  15. 1.Com relação às finalidades, compreende-se que o ser humano esta integrado em uma sociedade, com isso, contribui para que ele conviva com outros seres humanos e possa desenvolver sua própria subjetividade engajada com a educação, e tornando-se um ser crítico.

    2.Segundo Selma Pimenta [...] objeto da didática, é o processo de organização e viabilização da atividade de aprendizagem em contextos específicos para esse fim. Em síntese, a Pedagogia é a teoria e a prática da educação, e a Didática, o campo da Pedagogia que trata do ensino.” Portanto, a didática esta veiculada a pedagogia como forma de transmitir e repassar o conhecimento prático e teórico.

    3.O docente não pode apresentar uma neutralidade no ensino diante dos limites e desafios no campo educacional. Ele deve possuir uma postura critica e incentivar seus educandos a questionar e não simplesmente aceitar o que é imposto pela sociedade.

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  16. -Ao mesmo tempo que insere os novos humanos na sociedade humana já existente, a educação também os constrói em sua subjetividade. É a partir dessa relação com o outro em determinado tempo e espaço que acontece a construção do homem.

    - A Didática como campo da Pedagogia vai possibilitar o diálogo entre a teoria e a prática. Enquanto a Didática é o campo da Pedagogia que trata do ensino a Pedagogia em si vai tratar da teoria e a prática da Educação.

    - Não. O professor não deve mostrar neutralidade diante das discussões impostas nem dos desafios que enfrenta na educação, o professor neutro não da ao aluno oportunidade de ter uma formação critica em relação aos assuntos abordados.

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